NOTÍCIAS / CEARÁ

Sobe para 20 o número de açudes monitorados sangrando no Ceará

G1 Ceará

19/03/2024

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Ceará tem 20 açudes sangrando nesta segunda-feira (18), de acordo com informações do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Outros doze reservatórios registram mais de 90% da capacidade total.

Os açudes Diamantino II, em Marco, e o São Domingos, em Caridade, foram os últimos a sangrar. O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu a marca de 42% da capacidade. No início da quadra chuvosa esse percentual era de 37%.

As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, na porção norte do Ceará, são as mais confortáveis atualmente em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação, cada uma.

Por outro lado, as regiões hidrográficas do Médio Jaguaribe e Sertões de Crateús seguem em alerta, com volumes abaixo de 30% da capacidade. Outros 42 açudes seguem com volumes abaixo dos 30% da capacidade.

Lista de açudes vertendo:

Diamantino II
São Domingos
Sobral
Quandu
Acaraú Mirim
Arrebita
Caldeirões
Cauhipe
Forquilha
Gerardo Atimbone
Germinal
Itaúna
Patos
Santa Maria de Aracatiaçu
Santo Antônio de Aracatiaçu
São Pedro Timbaúba
São Vicente
Tucunduba
Tijuquinha
Gangorra
Situação dos principais açudes
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 25,84% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 52,16%. Já o Banabuiú se encontra com 37,10%.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados