NOTÍCIAS / CEARÁ

Data Magna: entenda feriado em homenagem ao pioneirismo do Ceará na abolição da escravidão

G1 Ceará

25/03/2024

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Ceará comemora, nesta segunda-feira (25), o feriado da Data Magna. Mas o que significa o dia? A data lembra a abolição de escravizados no estado. O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884.

Um ano antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 km de Fortaleza, libertou os povos escravizados.

A proposta de criar um feriado para lembrar a data é de autoria do deputado Lula Morais, como forma de celebrar o pioneirismo do estado.

O feriado, que vale em todo o estado, foi aprovado na Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro do mesmo ano.

O Museu Senzala Negro Liberto fica em Redenção, primeiro município do Ceará a abolir a escravidão. O equipamento tenta ressignificar um espaço anteriormente utilizado para opressão dos escravos.

Dividido entre casa-grande, engenho e senzala, as paredes resgatam a história da escravidão no estado, na cidade pioneira da libertação dos negros. O museu começou a funcionar nos moldes atuais em 2003, no Sítio Livramento.

Atualmente, a estrutura tanto da senzala quanto da casa-grande continua preservadas, e os funcionários fazem o trabalho de resgate da história para os visitantes que vão desde estudantes, universitários a turistas do mundo todo.

O museu funciona diariamente, de 8 às 16h. Não precisa de agendamento prévio para conhecer o espaço.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados